Entretenimento da TV Globo nos bastidores na TV

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Fala da Terra


 Fala Da Terra Roteiro Assinado Por Malu Vergueiro e Consultoria de Ailton Krenak Coautoria de Ziel Karapató- Graciela Guarani- Olinda Tupinambá e Alberto Alvarez e Supervisão Artística Rafael Dragaud e Direção Gênero Mariano Boni e Direção Antônia Prado. 

É Nesta Segunda-Feira, Dia 19 de Abril., A Exibição do Especial Falas da Terra, Que Traz O Depoimento Em Primeira Pessoa de 21 Indígenas, Colocando Em Evidência a Pluralidade dos Mais de 300 Povos, Permeiam Diversas Temáticas Que Fazem Parte do Cotidiano de Cada Um Deles. Como A Preservação da Cultura. Língua e dos Costumes dos Diversos Povos: A Proteção do Meio Ambiente e da Vida: O Respeito á Diversidade: As Historias de Resistência e Ativismo a Demarcação de Terras a Invasão de Território Demarcados A Preservação das Florestas A Importância da Literatura Para Ajudar Conscientização Entre Muitas Outras. 

Para Valdelíce Verón Guarani Kaiowá. Importante Liderança Indígena e Uma das Principais Porta Vozes de Seu Povo Guarani Kaiowá. é Importante Que Os Brasileiros Se Informem e Tenha Consciência de Que O Brasil Vem Depois dos Novos Originários ''Temos Nossa Ciência e Saberes Tão Refinados e Complexos Quando dos Europeus e de Outros Imigrantes Colonizadores Que Aqui Chegaram. Os Livros de História e Todas As Narrativas São Contadas Pelos Outros. Não Por Nós, Portanto e Uma Versão Distorcida da Historia, Que Dificulta Mostra Que Somos, Onde Estamos. Não Temos Visibilidade Por Isso de Algum Modo Prejudicaria As Estruturas de Poder Que Estão Inseridas No Planeta. Ainda Somos Tutelados Nos Colocam Como Incapazes, Desprezando A Nossa Autonomia e Capacidade. Estamos Morrendo e Isso Não é Algo Que Começou Nesta Década'' Lamenta. 

Valdelíce Perdeu Seu Pai, Cacique Marcos Verón. Além de Irmãos e Sobrinhas Para Está Lutar Para Território. Para Ela, O Dia 19 de Abril Está Sendo Ressignificando Pelos Indígenas ''Hoje Vemos Essa Data Como Um Dia de Visibilidade. Ainda Um Pouco Caricata Principalmente Pela Educação, Desconhecem e Ignoram Nossa História Milenar. Gostaria Que Todas As Pessoas Que Habitam O Território do Brasil, Antes Pindorama, Que Refletissem Sobre Os Povos Originários, e Que Entendessem Que Nós Pessoas Ruins. Que Lutamos Para Sobreviver Em Nossa Própria Casa. E Que Mesmo Com Tantas Maldades e Opressão, Rezamos Por Todos Os Brasileiros, Para Que Nhanderu Toque Nos Seus Corações Não Queremos Muito Apenas  Viver Com Dignidade Finaliza. 

Beto Marubo, Uma das Principais Liderança Ativistas dos Povos Isolados do Brasil, Membro da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari e do Observatório dos Direitos Humanos  Isolados e de Recente Contato. Luta Pelo Direito Ao Território, á Proteção Física e Cultural e Pela Autonomia dos Indios Isolados. Para Ele A Falta de Informação Não Está Sozinha. Ela é Somada  O Falta de Vontade da População Em Apoiar A Luta Indígena. ''As Informações Que Se Tem Sobre Os Indígenas São Informações Que Acessam Através dos Livros de História. Que Geralmente Foram Escritas Por Não Índio e Também Com Um Viés de Preconceito, Que Estigmatiza Os Indígenas. O Que Vem e Mente de Cada Brasileiro é Que Os Indígenas São Preguiçosos, Que Não Tem Cultura, Religião, Alma, Mas Vejo O Crescimento da Vontade da População Em Apoiar Essa Luta. Resultado das Politicas de Inclusão das Cotas. Hoje, Por Exemplo Temos Indígenas Em Grande Parte das Universidades Existentes No Pais'' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Falas de Orgulho

  Fala de Orgulho: Direção: Antônia Prato e Roteirista: Veronica Debom e Produção: Ana Luísa Miranda e Fernanda Neves e Direção-de-Gênero: M...